domingo, 10 de outubro de 2010

o fantástico mundo da nutrição esportiva*


"A nutrição esportiva é a parte da ciência da nutrição que estuda os efeitos que determinados fatores nutricionais exercem no desempenho, na recuperação e na manutenção da saúde de atletas e de praticantes de atividade física". essa é a definição mais "popular", está em toda a web e livros sobre o assunto... e eu sou prova quase viva que isso é verdade, quase porque sou um tantinho indisciplinada às vezes... hehe
eu a defino como fantástica, um mundo paralelo e fantástico... temos tantas crenças, tantos mitos e mais um bocado de preconceito, ignorância e definições estúpidas sobre alimentação, exercícios físicos... comemos qualquer coisa, ou nem comemos... treinamos por conta própria, montamos  dietas e programas de exercício sem a orientação de um profissional qualificado... lemos em uma revista ou na "net" que não sem quem falou e fez não sei o que e vamos com tudo... eu fui alguém assim por muito tempo, até acontecer tudo que aconteceu comigo... pedir orientação de algo ou alguma coisa não significa que você é burro ou um robozinho, simplesmente reconhecer que algumas pessoas estudaram e trabalham especificamente nisso, e portanto devemos ouví-las, seguir suas orientações... a base de um trabalho como este é a confiança, ficar questionando muito e achar que poderia ser diferente não dá certo, é que muitas pessoas procuram profissionais e mudam tudo que a pessoa indica, acho que eu deveria comer isso e não isso e esse exercicio eu prefiro fazer de outro jeito, aí o trabalho não flui... minha experiência com a nutrição esportiva está sendo fantástica, eu não poderia estar mais feliz... tudo começou há um ano atrás mais ou menos... eu estava treinando que nem uma louca e de repente eu havia estacionado nos "menos 12 kg" e isso não mudava, eu já estava há três meses sem emagrecer nenhum grama, mas também sem engordar, porém minhas pernas estavam afinando e a barriga e os braços continuavam gordos, eu parecia uma "coxinha"... estava ficando estranho... então a Ana que é minha nutricionista atualmente e para toda a vida se assim Deus e ela quiserem, he... se aproximou e me perguntou se eu fazia algum tratamento nutricional, que ela me observava nas aulas, via meu desempenho e por isso ela constatou por experiência profissional que havia algo errado, provavelmente na minha alimentação que me impedia de seguir adiante... contei a minha história e ela me aconselhou a ir em busca de um profissional que me orientasse e verificasse o que estava errado, fiquei muito interessada no que ela me disse e decidi trabalhar com ela... e de brinde eu ganhei a Tati minha treinadora (farei um post especial das duas)... foi uma das melhores coisas que me aconteceu na vida... conheci alimentos, descobri coisas incríveis... desvendei mistérios e destrui mitos, sobre alimentação e exercícios e o melhor de tudo: não passo fome, aliás, tem dias que não venço meu cardápio... e sempre estou me surpreendendo, aprendendo algo novo (falarei mais disso mais adiante)... em um mês tinha eliminado 5kg, aquilo era fascinante, motivante, interessante... além  das medidas que só diminuíam... comecei a ter mais energia e força para treinar... o alimento integral é o "ecstasy" do atleta... e o único dano que ele pode causar a sua vida é você ficar tão linda que lugar nenhum vai ser grande o bastante para abrigar seu ego...
eu recomendo, aconselho, "agarancho"... não tem como se arrepender de algo assim... saúde não tem preço, emagrecer também... olhar no espelho e suas bochechas serem rosas e seus cabelos terem brilho e não caírem, seus dentes serem brancos e você deitar e dormir todos os dias... isso e muitas outras coisas que a nutrição esportiva está me proporcionando, imagina se eu fosse mais disciplinada? hehe

dica: a saúde deve ser prioridade sempre... rasgue as revistas e saia do google... procure profissionais qualificados, não faça dietas nem exercícios físicos por conta própria... somente esses profissinais irão garantir um emagrecimento com saúde e qualidade de vida...

uma semana iluminada para nós...

domingo, 3 de outubro de 2010

livrinho que ajuda*

Deixar de Ser Gordo
A convicção de Flávio Gikovate é a de que as dietas para emagrecer engordam. Trata-se de um estudo psicológico acerca da obesidade, que tem por objetivo ajudar as pessoas a se livrarem do problema. Este livro, que já está na sétima edição e foi revisado pelo autor, é para quem quer deixar de ser gordo e não apenas emagrecer temporariamente, à custa de regimes torturantes e ineficazes.
Editora: MG Editores
ISBN: 8572550437
7ª Edição / 2005
136 páginas




esse livro me ajudou muito quem me emprestou foi uma pessoa muito especial, chamada magnólia braccini, me indicou e de veras me ajudou muito... a leitura pode ficar confusa e difícil, pois a coisa mais difícil de admitir é que nós que controlamos nossa mente, nosso corpo... é mais fácil dizer que a dieta não foi boa, que a pessoa culpada pela sua obesidade é sua mãe (eu fiz muito isso, em parte ela foi mesmo, hehe), ou um namorado, amigo, enfim... queremos só emagrecer o corpo, e a mente continua gorda, então a probabilidade de ser temporário é quase que 100%... um dos maiores defeitos do ser humano é ser "instantâneo" e como o nome já diz, o instante é muito rápido... uma dieta louca pode ser como uma tsunami na nossa vida, rápida, devastadora e deixa muito prejuízo e marcas dolorosas... vamos emagrecer tudo... corpo e mente em sintonia, o segredo do sucesso...
é um livro difícil de encontrar em livrarias, mas você pode comprar por esse site:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=5036666&sid=019210797121748332967674&k5=2405473D&uid=


aproveite e conheça o Flávio (olha a intimidade, he) também: http://www.flaviogikovate.com.br/


muita luz para nós...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

body systems*

hoje vou falar sobre as aulas que me ajudaram e muito no primeiro ano de rehab, vou dar a minha descrição e opinião pessoal, por isso não reparem... hehe...


essa aula era mais uma terapia para mim do que aula, chutar, socar, gritar, pular, é muito revigorante, principalmente na situação que me encontrava, eu sentia um misto de raiva com tristeza, revolta,sei lá... só sei que o body combat me ajudava e ajuda muito a aliviar as tensões do dia a dia, da vida, do mundo, enfim...
minha primeira aula foi uma tristeza, mas tinha prometido a mim mesma que não desistiria, paguei os maiores micos, na primeira e em todas as aulas que vieram a seguir, he... mas ficava até o final da aula, que era uma coisa chata e difícil se tornou mais tarde algo muito prazeroso... eu fazia a aula caladinha no fundo da sala, morrendo de vergonha, na minha cabeça doente todos olhavam pra mim... mas essa aula é tão maravilhosa que a última coisa que alguém quer fazer é rir de alguém... por duas vezes me tranquei no banheiro da academia e chorei, eu queria acertar as coreografias, mas não conseguia... um dia resolvi que aprenderia na marra... parei de ter vergonha e resolvi tentar aprender ao invés de ficar me criticando e me comparando com os outros, não é fácil fazer aula com "profissionais"(são vcs mesmo: kaori, joão, ana e giba), mas eles se divertiam tanto e resolvi que queria aquilo também...  e tive, tenho... hehe
essa aula é uma mistura de  karatê, boxe, capoeira, muay thai, kung fu, kick boxing, entre outras... é maravilhosa, uma aliada e tanto para espantar o stress, tristeza, preguiça e afins, experiemente... eu "agarancho" :)
dica: use roupas pretas, boné, luvas para dar um clima, he... e não esqueça da água e da toalha...








essa era uma das aulas que mais tinha dificuldade por ter uma coreografia rápida é necessário muita concentração, além disso equilíbrio (não é fácil ficar naquele trampolim), fôlego, disposição, coordenação motora e leveza nos movimentos(sim os movimentos são baseados no ballet, as mãos e os pés devem ser "usados" com muita delicadeza)... eu não tinha nada disso, as molinhas "gemiam" enquanto eu "saltava", isso eu saltava, depois aprendi que se "empurra" o trampolim... eu tinha dificuldade na respiração, aliás eu tinha dificuldade em tudo... mesmo assim fazia até o final, quase morria de cansaço, dor nas costas, de vergonha... hoje é uma das minhas aulas favoritas, mas nem sempre foi assim... o que mais me atraía nessa aula é o resultado, no dia seguinte você está mais "murcho", definido, lógico que eu com 92 kg e uma circunferência, digamos "avantajada" era impossível ver a definição, mas o "murcho" dava... ela também nos proporciona uma felicidade estranha, parece que você tá chapado ou bêbado, a pessoa fica irritantemente feliz e animada... é uma aula que você consegue sorrir enquanto sofre... como ela é: é uma aula feita em um mini trampolim, com uma musica eletrizante, empolgante e coreografias difíceis no início, mas depois que pega o jeito vai... eu gosto muito... é possível queimar cerca de 800 calorias por aula... se ainda não conhece, experimente, vale a pena a dor, o resultado compensa o sofrimento, além de ser muito divertido...use roupas leves, se estiver em condições use shorts, bermudinha,mas nada que você precise ficar puxando pra cima ou para baixo, use um top bem "potente" também, pois balança "tudo", por ser uma aula muito dinâmica não dá tempo de ficar se "puxando" o tempo todo... também leve garrafa(se puder até duas) com água e tolha... fica a dica... :)

saiba mais no site: http://sitenovo.bodysystems.net/programas/powerjump/oquee.aspx






essa aula sim é sinonimo de definição, aliás, definição com diversão... eu adoro body pump, é uma aula tão gostosa de fazer e é muito divertida, perdi peso e muitas medidas treinando body pump... eu adoro musculação, mas gordinha, não me sentia nada charmosa "puxando" ferro, porque sempre tem um desagradável que te "aconselha" a ir pra esteira correr, como se musculação não fosse para gordinhos, esse é um de muitos mitos e preconceitos que rondam as pessoas gordas, falarei mais disso em futuras postagens... voltando, no body pump é diferente... usamos barras, anilhas e força e é para gordinhos, principalmente aqueles com o objetivo de deixar de ser, como era meu caso... ela trabalha todo o corpo, no dia seguinte da primeira aula só se consegue piscar os olhos, mas vale muito a pena, acho que o segredo são as repetições (são muitas, às vezes ficamos até 5 minutos agachando sem parar)... o peso, a intensidade, o ritmo é você que determina... eu particularmente me identifiquei muito com a aula, acho que sou uma vampira emocional, tem tanta energia em uma aula de pump que você se alimenta dela, algo que você dificilmente encontra em salas de musculação...
para quem quer treinar, se divertir e fazer amigos ao mesmo tempo : body pump para vocês... :)

dica: use luvas, toalha e água...

saiba mais no site: http://sitenovo.bodysystems.net/programas/bodypump/oquee.aspx





minha aula favorita... preciso me controlar para falar do rpm... eu sou apaixonada, alucinada, enlouquecida... só de ouvir a batida da música já me arrepio toda, é sério... eu me apaixonei pelo rpm em 2004 e de todas as aulas que já fiz na vida é a  que eu mais amo, já fiz aula com febre de tão alucinada que eu sou por ela... eu posso estar moída, não interessa, se tiver como fazer, eu faço, quase morro, mas faço... essa aula cura dor de cabeça, de barriga, de corno... hehe... é terapêutica... e tpm então... santo remédio... foi a primeira aula que fiz quando voltei para a academia, eu morria de vergonha e de dor, é uma aula bem puxada... como a sala é pequena o desconforto era enorme, ficamos quase no corpo a corpo com os parceiros de aula... eu me sentia mal cheirosa, mal vestida e aquela maldita sensação de que todo mundo me analisava... o banquinho da bike que desaparecia praticamente, isso me deixava muito tensa... no início fazia só as músicas de subida 3,5,7, nas outras eu descansava... aos pouco fui pegando mais preparo e foi ficando mais gostoso e divertido... mas sempre tem um desagradável que diz:"nossa não sabia que você pedalava tão bem, você engana, hein?"...  me aconteceu algumas vezes eu só conseguia rir amarelo para o idiota... mas isso não me intimidava, eu me sinto a rainha do rpm, é a minha aula, pensem o que quiserem... hehe... cada dia que passa eu amo mais essa aula... as músicas são extasiantes, alucinantes... a sensação antes, durante e depois da aula é indescrítivel, só sei que é maravilhoso, é algo muito bom de se sentir... é o tipo de aula que ou você ama, ou odeia...  EU AMO... as primeiras são desconfortáveis (dói muito a bunda, por causa do banquinho da bike), mas depois acostuma, acho que cria um "calinho", hehe... aula indicada para quem quer emagrecer, se divertir, extravasar, espantar tristeza, stress e ainda definir as panturrilhas (ficam fantásticas com o passar do tempo)...
dica: use luvas, toalha e não esqueça da água e se você tem a amor a sua bunda compre um banquinho de silicone... :)






 

mais sobre os programas da body:
http://sitenovo.bodysystems.net/programas/programas.aspx



um fim de semana lindo para nós...